A instalação elétrica em geral é um aspecto fundamental para garantir a funcionalidade e segurança de qualquer ambiente, seja residencial, comercial ou industrial. Um eletricista qualificado desempenha um papel crucial na criação, manutenção e reparação desses sistemas elétricos complexos. A eletricidade residencial, em particular, requer atenção minuciosa devido à sua influência direta no dia a dia das pessoas.

Durante o procedimento de concepção de um imóvel, a instalação elétrica em geral é uma parte importante e que requer cuidados. O tipo de quadro de força, a disposição dos pontos de consumo, a amperagem dos mesmos, tudo isso deve estar alinhado ao tipo de uso que esse local terá.

Quando a área será preparada para uma residência, os tipos de instalações elétricas são totalmente diferentes das de uma indústria, por exemplo. Por isso é extremamente importante fazer o projeto elétrico e segui-lo.

As fases para realizar uma instalação elétrica em geral estão delimitadas entre projetar, instalar e revisar. Durante a concepção do projeto, é necessário:

  • Determinar os seus pontos de consumo, bitolas de fio, locais de tomada, iluminação, chuveiro, etc;

  • Levantamento da potência e dimensionamento do circuito;

  • Eletrodutos embutidos ou externos;

  • Localizar e instalar adequadamente o quadro e medidor de luz;

  • Desenhar a planta e todas as informações projetadas até agora.

Então, é só começar a execução de todo o projeto de instalação elétrica em geral com um estabelecimento sério e com expertise no setor.

Disjuntores garantem a segurança

Os disjuntores são dispositivos de segurança que atuam contra eventuais sobrecargas no sistema, ou seja, toda vez que a capacidade dos fios condutores ultrapassar, o disjuntor desarma e desliga.

Na instalação elétrica em geral todos os circuitos são separados e ligados por disjuntores de acordo com sua capacidade e uso do ponto de consumo.

É bom sempre recordar que o disjuntor é diferente do fusível, este quando a capacitada é ultrapassada queima e deve ser substituído.

Melhor custo-benefício

A instalação elétrica em geral deve ser realizada com responsabilidade. A manipulação e manutenção errônea de ligações de fios e cabos em residências ou até mesmo no comércio e indústrias podem causar inúmeros problemas e até graves acidentes.

Por isso, é tão importante que seja desempenhado por profissional qualificado e experiente, e não qualquer pessoa que saiba dar um jeitinho, puxar um fio e fazer emendas.

Principalmente quando é um trabalho necessário em uma indústria, condomínio residencial ou prédio comercial. Nesse caso, a instalação elétrica em geral deve ser feita por empresa com credibilidade